Por que sua empresa não deve usar software pirata?
Diversas empresas atuam sem entender a importância de manter seus negócios sempre em legalidade. Mais do que ética, uma corporação que preza pela competitividade e produtividade deve se manter atenta ao uso de software pirata. Você sabe quais os malefícios do uso de software não legalizado? Listamos os 4 principais transtornos e problemas acarretados pelo uso inadequado de programas:
Riscos de segurança
Quando são encontradas brechas em algum tipo de software, logo seus fabricantes atualizam suas versões, para que essa falha seja corrigida. Se a sua empresa utiliza software pirata, essa atualização não será realizada, e as vulnerabilidades encontradas nas versões anteriores serão a porta de entrada para cibercriminosos terem acesso aos seus dados.
Contas bancárias, informações importantes e dados de clientes poderão ser acessados e prejudicar os processos internos e privacidade das suas informações.
Ausência de suporte técnico
Com o uso de programas devidamente licenciados, sua empresa terá uma equipe de suporte especializada, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para resolver seus problemas e tirar suas dúvidas. Mas, usando software pirata, você não poderá recorrer ao fabricante, caso haja algum problema, perda ou falha relacionada ao programa.
Direitos sobre a propriedade intelectual
A lei LEI Nº 9.609, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 trata sobre o direito de uso de software. Nela, você encontrará as formas de uso, licenciamento, responsabilidades, sanções e penalidades caso esteja utilizando software pirata. As consequências para quem utiliza programas não licenciados são severas, e poderão prejudicar os negócios da empresa.
Desvantagem competitiva
O software devidamente licenciado tem um impacto positivo na atividade econômica nacional mais que três vezes maior que o impacto de software pirateado, de acordo com o estudo da BSA | The Software Alliance. E o valor econômico adicional associado ao uso regularizado de software é particularmente mais destacado em mercados em desenvolvimento: cada dólar investido em software devidamente licenciado em países de baixa renda propicia, em média, surpreendentes $437 em produção nacional adicional.




